Especialista garante: não precisamos nos preocupar tanto assim com privacidade

Vocês se preocupam com privacidade online? Param para pensar se estão se expondo demais antes de postar algo nas redes sociais?

Pois no livro Public Parts, o professor e jornalista Jeff Jarvis defende que, na verdade, a gente não deveria se preocupar muito não

PostJeffJarvis.png

O livro é sensacional. Jarvis é daqueles chatos maravilhosos que sabem argumentar muito bem. As ideias dele são polêmicas, mas nos fazem refletir sobre nos expormos sim, mas de uma forma produtivaComo?

·         Sendo público sobre temas que são importantes: O própro Jarvis falou publicamente sobre seu tratamento contra o câncer e nesse processo acabou espalhando informação sobre a importância de exames preventivos e do diagnóstico precoce da doença.

·         Tornando públicas informações sobre nosso trabalho ou estudo: “Quando eu compartilho minhas ideias online, encontro pessoas dispostas a espalhar ou desafiar essas ideias (ou a fazer negócios comigo)”. 

·          Contribuindo com informações pessoais que podem ser usadas em cenários globais: Quem quer saber se você acordou resfriado? Uma iniciativa da Google com buscas da palavra “gripe” mapeou as áreas dos EUA nas quais a virose estava mais frequente e transmitiu os dados para os Centros de Controles de Doenças e Prevenção como forma de prever demandas por vacinas e tratamentos.

·         Sendo transparente: “Ser público é uma forma de desarmar estranhos e neutralizar estigmas. Talvez a melhor ilustração deste poder é como ele deu aos gays uma chave para ‘sair do armário’. O fato de homens e mulheres gays terem sido, por tanto tempo, forçados a esconder sua sexualidade depõem contra a nossa sociedade. Esse segredo não deu a eles controle de suas vidas, mas sim fazia com que preconceituosos tivessem controle. A solução para os gays tornarem essa informação pública, mostrarem orgulho e, assim, desafiar a sociedade a os reprovarem. Esse tipo de informação pública diz para o mundo: ‘Sim, esse sou eu, e daí.’”.

Compartilhar bobagem é fácil e divertido. Mas compartilhar informações importantes e permitir uma interação produtiva pode ser bem mais interessante. Vocês não acham?

[Clica lá no título para curtir e comentar, vai!]

 


Vamos conversar no twitter@suzanavalenca

Adoro o Instagram. Vamos nessa? @suzanavalenca ou @3girlsabunchofbook

Precisa de produção de conteúdo para a internet? Conheça meus serviços