A estratégia por trás da página da Prefeitura de Curitiba no Facebook

Quem não conhece e adora a página da Prefeitura de Curtiba no Facebook? Produtores de conteúdo online de todo o Brasil já estão acostumados a acompanhar as postagens e ações da “Prefs”.

O que está publicado, todos podem ver. Mas eu fiquei curiosa em entender mais sobre a estratégia e o planejamento por trás dos post. Marcos Giovanella, diretor da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba, que lidera a equipe de social medias responsável pela página, conversou comigo sobre esses “bastidores”.

Ele explicou como é a composição da equipe, como são escolhidos os temas a serem mostrados, como o time lida com os críticos, entre outros assuntos. Perguntei a ele, por exemplo, se as referências geek/nerd ganharam espaço só porque a equipe de comunicação gosta desse universo ou porque são realmente interessantes para a população de Curitiba. A resposta:

Trabalhamos para que [a comunicação] tenha a personalidade da cidade e do curitibano. Tentamos usar o máximo de conteúdos que sejam bem característicos nossos e quebrar aquela imagem de que os curitibanos são frios, muito pelo contrário. Somos alegres e gostamos muito da nossa cidade. Curitiba é uma cidade nerd, que o digam o Jovem Nerd. Essa é a linguagem da rede e procuramos nos adaptar a ela. Afinal cada canal exige o uso da linguagem adequado.
— Marcos Giovanella

A entrevista completa foi publicada no Digaí.

E vocês, também curtem os conteúdos da Prefs no Facebook?

[Clica lá no título para curtir e comentar, vai!]

 


Vamos conversar no twitter@suzanavalenca

Adoro o Instagram. Vamos nessa? @suzanavalenca ou @3girlsabunchofbook

Precisa de produção de conteúdo para a internet? Conheça meus serviços