Porque discutir na internet

Você discute na internet? Então, por favor, me fala: vale a pena? 
 
Sempre que quero rebater algum argumento na internet, fico com a mesma dúvida. Será que devo sequer “dar ibope” para certas bobagens ou é melhor ignorar?  
 
Algum tempo atrás, escrevi sobre como brigar na internet corretamente. Desde então, tenho observado que poucas conversas seguem as regras de etiqueta intelectual que eu citei lá. Alguns meses depois, escrevi sobre porque é difícil mudar a cabeça de alguém que pensa diferente, mesmo que esse pensamento esteja baseado em fatos errados, ou nenhum.  
 
Então, se poucos discutem com educação e argumentos, e se a conversa não vai fazer ninguém mudar de ideia, por que discutir na internet? 
 
Seria fácil dizer que simplesmente não vale a pena. Mas, por outro lado, a graça não é exatamente essa? A mágica da internet não é poder trocar ideia com todo tipo de gente, de qualquer parte do mundo? 
 
Eu acho que sim. Por isso gostei dos argumentos de Julia Galef para continuarmos “brigando”. Ela é produtora e apresentadora do Rationally Speaking, um podcast que eu adoro, e, recentemente postou a lista abaixo em seu blog. 
 
 
Razões porque pode valer a pena discutir com pessoas na internet, mesmo que você não tenha esperança de mudar a mente delas:  

  1. Para mudar a mente de espectadores menos comprometidos [com o argumento que você está combatendo].
  2. Para dar alívio e conforto aos espectadores que compartilham sua visão e desejam que alguém a defenda.
  3. Para dar um exemplo de "compartilhar uma opinião, mesmo que seja controversa", que é uma norma valiosa para se reforçar, mesmo se você não mudar a mente de ninguém sobre esse assunto em particular. 
  4. Para definir um exemplo de "argumentação educada e razoável", que é, novamente, uma norma valiosa por si só. 

 
Concordam? 
 
 (Austin Kleon discorda

Imagem: YouTube Think Big
 
 
 
 

 


Vamos conversar no twitter@suzanavalenca

Adoro o Instagram. Vamos nessa? @suzanavalenca ou @3girlsabunchofbook

Precisa de produção de conteúdo para a internet? Conheça meus serviços